quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Museu Rodin

Eu já andava com vergonha de dizer que depois de alguns meses morando em Paris ainda não tinha visitado o Museu Rodin. Então, na última quinta-feira, resolvi deixar todos os afazeres de lado e finalmente ir conhecê-lo.

Logo ao chegar, a impressão já foi muito boa: não tinha fila! Isto realmente é algo para se comemorar quando se trata de museus em Paris.
Na bilheteria você pode escolher entre visitar o museu permanente, exposições, exposições de arte moderna e o jardim. Eu escolhi o museu e o jardim.

Comecei pelo jardim. A experiência de andar por este belíssimo jardim, na companhia das obras de Rodin é algo quase inenarrável: O pensador, A porta do inferno, Balzac, Os três homens, estão todas lá! E você ainda pode (pode não, deve!) aproveitar alguns minutos ali, sentar em um dos banquinhos e observar as pessoas em harmonia com as obras.

O museu também é muitíssimo interessante, são dois andares com muitas esculturas. No entanto, a experiência de visitar um museu ao ar livre em um dia tão bonito quanto aquele foi tão boa, que acabei voltando para o jardim.

Sem dúvidas este foi um dos lugares mais agradáveis que já conheci em Paris. Realmente vale muito a pena conhecer. Como ele fica ao lado do museu dos Invalides, a dica é conhecer os dois no mesmo dia. Acredito não ficar cansativo, já que no Rodin a ideia é, além de apreciar as obras, ter um momento de pura tranquilidade.


Como chegar:
Rue de Varenne, 79.
Metrô : Varenne ou Invalides (linha 13)



Au Revoir!


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A vida nas margens do Sena

É inimaginável viver em Paris sem frequentar as margens do Sena.

A prefeitura de Paris sabe muito bem disso, por isso apresenta a exposição "Paris Sur Seine : des anciens quais à Paris Plages" que, por meio de fotografias, mostra desde as atividades exercidas antigamente nas margens do Sena até as praias parisienses atuais.

Se a exposição lhe aguçar a vontade de conhecer melhor as tão famosas margens, não hesite em dedicar uma parte significativa do seu roteiro turístico para isso!

A dica para unir o passeio pela margem aos pontos turísticos mais conhecidos é simples: vá a pé! Além de mais barato, o passeio certamente será muito mais agradável e você poderá ver pessoalmente a vida dos parisienses nas margens do rio.

Se você ainda não conhece muito bem Paris e quer tentar aproveitar esta dica de uma maneira tranquila e sem se perder, segue um roteiro bem simples:



  1. Comece pelo Museu do Louvre (estação de metrô Palais Royal - Musee du Louvre), siga em direção ao Sena e desça para a sua margem em direção à Praça da Concorde;
  2. Caminhe apreciando a paisagem até a Ponte Alexandre III;
  3. Suba na Ponte e atravesse-a, sentido Museu dos Invalides;  
  4. Continue na margem do Sena, porém desta vez, no nível da rua;
  5. Termine o passeio na Torre Eiffel.


Este trajeto é de aproximadamente 3,4 km e você pode fazê-lo no tempo que bem entender!  


Exposição "Paris Sur Seine : des anciens quais à Paris Plages"

Local: Hotel de Ville (Metrô Hotel de Ville, linha 1)
Gratuito
Até o dia 17 de setembro, todos os dias, menos aos domingos.




Au Revoir!



sábado, 27 de agosto de 2011

A Bahia na Cidade Luz

Do dia 13 ao dia 18 de setembro, Paris ficará ainda mais alegre!
Nesta semana, acontecerá a 10ª edição da Lavage de la Madeleine - Festival cultural brasileiro.

A programação terá início no dia 13, com uma missa na Igreja Madeleine que reproduz a missa que acontece em Salvador na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. A missa será celebrada por um padre francês e um padre brasileiro, além de um pai de santo. Após a missa, acontecerá a festa Saravá Axé, onde brasileiros radicados na França irão se apresentar.

O festival contará ainda com exposições, comidas típicas da Bahia, e no dia 16, sexta - feira, Carlinhos Brown e Filhos de Gandhy irão se apresentar a partir das 20h.

O ponto alto do evento será no domingo, dia 18. A partir das 17h, acontecerá a lavagem da escadaria da Igreja Madeleine e um cortejo de 4km, com carro de som seguido pelo público.

Mistura riquíssima entre Bahia e Paris! Vale a pena conferir!

Maiores informações no site: http://www.lavagedelamadeleine.com




Au revoir!










quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ponte das Artes


Margem do Sena, embaixo da Ponte das Artes

Paris está repleta de pontes: algumas imponentes como a Pont Alexandre III, outras elegantes como a Pont Neuf... mas para mim, nenhuma é tão encantadora quanto a Pont des Arts


A Ponte que foi construída em 1802-1803 a pedido de Napoleão I, recebeu este nome por ser vizinha do Museu do Louvre, que antigamente era chamado de Palais des Arts - Palácio das Artes.


A Pont des Arts é exclusiva para pedestres e durante as noites em que o clima permite, fica muito movimentada por pessoas tomando vinho, tocando violão, conversando e admirando o Sena.


Além de ser das Artes, a ponte também é conhecida por ser do Amor. De acordo com a lenda, casais devem colocar lá um cadeado com suas iniciais e jogar a chave no Sena, dessa maneira ficarão juntos para sempre.





Se isso realmente acontece, talvez nunca iremos saber. O que podemos prever é que a lembrança de um momento como esse, dificilmente sairá da memória.



Como chegar:
Se você tiver tempo, o modo mais agradável de chegar na ponte é caminhando pela margem do Rio Sena. Você pode descer na estação de metrô Tuilleries (linha 1) e ir em direção ao Museu do Louvre, passar pelas pirâmides e ir margeando o Sena.
Para chegar mais rápido, você pode descer na estação Pont Neuf (linha 7).





Au Revoir!








terça-feira, 23 de agosto de 2011

Trilha Sonora

Falar de Paris é falar de Edith Piaf.
Falar de Edith Piaf é falar de uma Paris da década de 30/40. Uma Paris de cabarés, vedettes, noitadas em Pigalle, música, alta costura, artistas.
Piaf escreveu sua canção mais célebre "La vie en Rose" em 1945 e até hoje é considerada um dos hinos da França.

Edith Piaf faleceu em 10 de outubro de 1963 e está sepultada no cemitério Père-Lachaise. Seu túmulo é um dos mais visitados por turistas do mundo inteiro.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Como ir do aeroporto Charles de Gaulle à Paris?

Os vôos que vem do Brasil chegam no aeroporto Charles de Gaulle (CDG). Como este aeroporto fica a aproximadamente 30 km do centro de Paris, a pergunta: "como eu faço para chegar no meu hotel?" é quase inevitável.


A boa notícia é que existem muitas opções!


Você pode pegar um táxi. A dica aqui é pegar sempre os táxis que são das companhias de táxis parisienses (Alpha Taxis, Les Taxis Bleus, Taxis G7, Taxis, G7 Horizon, ABC Taxis). Os que não são "oficiais" costumam ser muito mais caros.


Onde encontrá-los:


Terminal 1:  saída 24 no nível de chegadas 
Terminal 2A : saída 6
Terminal 2B : saída 7
Terminal 2C : saída 6
Terminal 2D : saída 7
Terminal 2E : saída 12 no nível de chegadas
Terminal 2F : saída 11 no nível de chegadas
Terminal 3 saída do hall de chegadas
Terminal 2G : porta azul

Média do preço até o centro de Paris = 50 euros.


Les Cars Air France. Existem 3 linhas deste ônibus da Air France, a primeira vai até Porte Maillot e Place d'Etoile (Onde situa-se o Arco do Triunfo na Champs - Élysées). A segunda até o Aeroporto Paris Orly. A terceira até a Gare Montparnasse e a Gare de Lyon.

Onde encontrá-los:

Nos terminais: 1, 2A-2C, 2D-2B, 2E-2F e 3.


Preços: 15 euros para a primeira linha.
19 euros para a segunda linha.
16,50 para a terceira linha.
Desconto de 15% na compra de 4 passagens.




RoissyBus. Este ônibus vai exclusivamente até a Ópera - rua Scribe e rua Auber. (Estação de metrô linhas 3, 7 e 8).


Onde encontrá-lo:


Terminais 1, 2 e 3.


Preço: 10 euros.


Mais informações no site: http://www.aeroportsdeparis.fr/ADP/fr-FR/Passagers/Accueil/

Se você tem alguma dúvida, escreva para comvocesparis@gmail.com


Au Revoir!















domingo, 7 de agosto de 2011

Festival Rock en Seine

A oitava edição do Festival traz este ano 3 dias de programação e 60 bandas, do dia 26 ao dia 28 de agosto!




As atrações principais deste ano são:

Dia 26:
  • Foo Fighters
  • The Kills
  • CSS
  • Odd Future (Ofwgkta)
  • Smith Westerns
Dia 27:
  • Arctic Monkeys
  • Interpol
  • Q-Tip
  • Blonde Redhead
  • Hushpuppies
Dia 28:
  • Archive
  • Deftones
  • My Chemical Romance
  • Simple Plan
  • The Vaccines

O preço é de 49 euros por dia.
O festival também disponibiliza um acampamento no próprio local do Festival, 45 euros para 2 pessoas e 90 euros para 4 pessoas.


Como chegar:

Metrô - Boulogne / Pont de St-Cloud (linha 10)
Trem - Parc de St-Cloud (Linha T2)









Au Revoir!



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Curso de enologia em Paris

Se você é um amante de vinhos e tem vontade de conhecer um pouco mais sobre o assunto, que tal fazer um curso de enologia em Paris?

A "École du Vin" oferece cursos e jornadas de enologia para iniciantes (níveis 1 e 2), com preço acessível e com curta duração. Ideal para turistas!

O curso de nível 1 é o: "A arte da degustação".

Para o nível 2, estão disponíveis os cursos: "Qual vinho para qual prato?", "Bordeaux: a vida do castelo", "Bourgogne, a turnê dos Grandes Duques", "Champagne, os segredos do mito", "Os vinhos do novo mundo", "O Vale do Rhône, a Rota do Sol" e "A experiência dos Grandes Crus".

O preço dos cursos é sempre o mesmo: 59 euros. E a duração é de 2h30m.

Endereço : 48 rue Baron Le Roy 75012 Paris - Tel : +33 (0)1 43 41 33 94
Metrô: Cour Saint-Émilion (linha 14)


Au Revoir!






quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A famosa: Torre Eiffel

Acredito que ela não poderia deixar de fazer parte dos primeiros posts deste blog, concordam?

A Torre Eiffel, ou como dizem por aqui, "La Tour Eiffel", vem para provar que não podemos desdenhar daquilo que é tido como "clichê". Ela é considerada o símbolo maior de Paris, e provavelmente, você, ou um amigo seu que tenha vindo a Paris, tem aquela tradicional foto com a Torre ao lado.
Além disso, é possível encontrar sempre alguém com aqueles chaveirinhos típicos com a miniatura do monumento, geralmente levados para o Brasil como souvenir.
 
Aqueles que costumam sempre ter algo a reclamar, dirão que a Torre está "batida", que são capazes de vir à Paris e não visitá-la. Eu prefiro acreditar que a Torre Eiffel merece sim a fama que tem e que continua a encantar muita gente.

Durante o dia, um bom lugar para apreciá-la é no Champs de Mars, que também é um ótimo lugar para se fazer piquenique.
Durante a noite, no Trocadero (metrô Trocadero, linhas 6 e 9), você terá uma vista privilegiada do monumento - apesar da quantidade de turistas no local.

Ao cair da noite, de hora em hora a Torre brilha. Um espetáculo belíssimo! Tão bonito que chega a emocionar de verdade os mais sensíveis!


Tarifas:

Adultos - 8,20€ até o 2º andar e 13,40€ até o topo.
Jovens de 12 a 24 anos - 6,60€ até o 2º andar e 11,80€ até o topo.
Crianças - 4,10€ até o 2º andar e 9,30€ até o topo.

A Torre fica aberta todo dia das 9:00 à meia-noite até o dia 28 de agosto e até às 23h o resto do ano.

Como chegar:

Metrô Bir-Haikem (linha 6)
RER Champs de Mars - Tour Eiffel (linha C).

Dica: Para evitar as filas, que estão enormes nesta época do ano, os tickets podem ser comprados no site http://www.tour-eiffel.fr/.



Dúvidas? Sugestões? comvocesparis@gmail.com

Au Revoir!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Jardim de Luxemburgo

Hoje a dica é sobre este belíssimo jardim: o de Luxemburgo. Ele é o maior jardim de Paris, com aproximadamente 224 mil m².

O Jardim do Luxemburgo é muito frequentado pelos parisienses. Se você tem curiosidade de conhecer um pouco da rotina deles lá é um bom lugar! Com exceção da época de férias escolares, o jardim costuma ficar muito cheio no horário do almoço e também por volta das 16:30 quando as crianças saem da escola.

No horário do almoço, a cena mais típica é a do piquenique, você certamente vai encontrar muita gente com suas baguetes, queijos e saladas, sentadas embaixo das árvores, no gramado e nas tradicionais cadeiras verdes disponíveis no jardim. E depois do almoço? Com certeza você vai vê-los tirando um cochilinho para renovar as energias!

Quando as crianças saem da escola, o jardim volta a ficar movimentado. Elas brincam nas quadras, nos parquinhos, divertem-se no "Teatro de Fantoches", nas mesas de xadrez e no pomar.

Se você estiver em Paris na época de férias, não desanime. Realmente você não vai encontrar os parisienses no horário de almoço e nem as crianças no final da tarde. Mas você vai encontrar um jardim muito tranquilo, sem aquela movimentação exagerada da maioria dos pontos turísticos parisienses nesta época do ano. Vale muito a pena conferir de perto!

Como chegar:

Metrô: Notre - Dame des Champs ou Rennes (linha 12)
RER: Luxemburgo (linha B) 



Au Revoir!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Festival de Jazz!

Começa hoje o "Festival Estival de Jam" dirigido por Tiss Rodriguez. Esta é a 5ª edição do festival que começa hoje e vai até o dia 31 de agosto.

Tiss Rodriguez convida Gregory Privat, Cyrille Aimée, Raphaël Paseiro, Agathe Iracema, entre outros para subirem ao palco da casa Le Baiser Salé de domingo a domingo, a partir das 21:30.

O festival começa muito bem com um tributo à Ray Charles, hoje e amanhã. O ingresso custa 19 euros.

Como chegar:

58, rue des Lombards. Metrô Chatelet (linhas 1, 4, 11 e 14).

Au Revoir!




domingo, 31 de julho de 2011

Paris também dá praia!

Praia em Paris? Com certeza!

Esta é a 10ª edição do "Paris Plage". Até o dia 21 de agosto, Paris terá praia em 3 pontos da cidade: na voie Pompidou, em frente ao Hotel de Ville e no Bassin de La Villette.

Este ano, além dos 3km de praia, a programação também conta com várias atividades, como jogos (frescobol, peteca, volêi de praia, entre outros), recreação para as crianças, aulas de dança, e até piscina com onda artificial para a prática do surf!

Você também pode encontrar diversos restaurantes, bares e sorveterias durante toda a extensão da praia. Além disso existem locais reservados para fazer piqueniques!

As praias estão abertas todos os dias, até o dia 21 de agosto, das 8:00 à meia-noite e o acesso é totalmente gratuito.


Como chegar:

Para as praias da voie Pompidou e Hotel de Ville - Metrô Hotel de Ville (linha 1).
Para a praia do Bassin de La Villette - Metrô Stalingrad (linhas 2, 5 e 7).







Au Revoir!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Catedral de Notre-Dame

Esta catedral certamente habita a imaginação de muita gente graças ao livro de Victor Hugo, "Notre-Dame de Paris" ou, como ficou mais conhecido, "O Corcunda de Notre-Dame".

A catedral de estilo gótico, que começou a ser construída em 1163, é uma das mais antigas da França.

Gárgulas de Notre-Dame

Um dos símbolos mais famosos da Catedral são sua gárgulas. Gárgulas são desaguadouros, que na arquitetura gótica, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas. Acreditava-se que as gárgulas eram guardiãs das catedrais e que ganhavam vida durante a noite.

Notre-Dame fica em uma região muito bonita de Paris, na Île de la Cité, e é cercada pelo Rio Sena. Na sua redondeza é possível encontrar restaurantes e cafés com preços bons e também muitas lojas de souvenirs.

Normalmente existe uma fila muito grande para entrar na Catedral. Mas vale a pena ter paciência e esperar, porque ela é realmente lindíssima por dentro. A entrada é gratuita, e é permitida de 8:00 às 18:45.

Mas, se você quiser subir na torre da Catedral, é cobrado uma tarifa de 8 euros para adultos e 5 euros para estudantes. É gratuito para menores de 18 anos e também para menores de 25, com nacionalidade européia. Vale lembrar que são 387 degraus para se chegar ao topo da torre, ou seja, é preciso estar em forma!



Como chegar:


Metrô Hotel de Ville (linha 1), Metrô Cité ou Saint Michel (linha 4) ou o RER Saint Michel Notre Dame (linha B).







Au Revoir!


quarta-feira, 27 de julho de 2011

O impressionismo do Jardim de Monet

O Jardim de Monet (http://www.fondation-monet.fr/fr/) que na verdade não é exatamente em Paris e sim em Giverny, uma cidadezinha muito simpática a 88km de Paris, é um lugar perfeito para quem gosta de natureza, de calma e principalmente de arte.

Além do Jardim você também pode visitar a casa em que o mais célebre dos pintores impressionistas viveu com sua esposa Alice e seus filhos. Uma casa que remete perfeitamente ao clima da época (aproximadamente 1883), com direito a conhecer inclusive seu ateliê e algumas obras.

Vale a pena chegar ao Jardim pela manhã e ficar o tempo necessário para conhecê-lo com calma, olhar cada flor, o lago e claro, a ponte japonesa - que ficou famosa nas obras do pintor.


O Jardim é aberto todos os dias, até o dia 1º de novembro de 2011,  de 9:30 às 17h30.

Adultos pagam 8 euros, estudantes e crianças com menos de 12 anos, 5 euros e crianças com menos de 7 anos não pagam! - É possível reservar os tickets pelo site.

Como ir: se você está em Paris, pegue o trem na Gare Saint Lazare (tarifa 12,10 euros) e o trajeto leva aproximadamente 45 minutos. Ao descer do trem você tem a possibilidade de pegar um ônibus que leva ao Jardim ou ainda de alugar uma bicicleta e ir pedalando até lá! O passeio vale a pena!







Au Revoir!